Cinema, jornalismo e arte

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Greenpeace divulga a Farra do boi na Amazônia


Ong aponta que a indústria da pecuária na Amazônia brasileira é responsável por 14% do desmatamento global anual.


Fernando Caetano

Na semana de comemoração do Meio Ambiente, o Greenpeace divulgou um relatório não muito animador sobre a Amazônia brasileira. Segundo a Ong empresas reconhecidas mundialmente estariam financiando a devastação da floresta ao comprar produtos de gado pirata, animais criados em área de preservação. A organização argumenta que o chamado “consumo cego” faz aumentar o desmatamento e, consequentemente, o aquecimento global.

Investigações sigilosas do Greenpeace feitas por meio de mapas das propriedades e análises de satélite revelaram que o fornecimento de gado para empresas multinacionais vem de fazendas envolvidas em desmatamento recente e ilegal. De acordo com estudos do governo brasileiro, a pecuária é responsável por cerca de 80% de todo o desmatamento.

O relatório da Ong aponta ainda que frigoríficos estariam recebendo gado de fazendas instaladas ilegalmente dentro de uma Terra Indígena. Além disso, muitas fazendas estariam utilizando trabalho escravo. Mesmo assim, desde 2008 o Plano Agrícola e Pecuário do Governo Brasileiro liberado $41 bilhões em linhas de crédito para o setor agropecuário. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou que deve cortar os recursos financeiros para criadores de gado que estejam desmatando a Amazônia. A indústria da pecuária na Amazônia brasileira é responsável por um em cada oito hectares destruídos no mundo anualmente.

O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, e é o maior exportador mundial de carne. Até 2018, o governo brasileiro planeja dobrar a participação brasileira no comércio global de carne. Metas de estudo para redução de Gases do Efeito Estufa (GEE) devem entrar na pauta de assuntos ambientais na Convenção de Clima de Copenhague que acontece em dezembro deste ano.

Segundo o relatório do Greenpeace o Brasil é o quarto maior emissor mundial de gases do efeito-estufa, isso por causa do desmatamento e das queimadas na Amazônia. “A destruição das florestas tropicais é responsável por cerca de 20% das emissões globais de GEE,” garante a Ong.

Nenhum comentário:

Postar um comentário