Cinema, jornalismo e arte

domingo, 24 de janeiro de 2010

o que é arte?


O artista costa-riquenho Habacuc Guillermo Vargas, antes anônimo para a comunidade internacional, virou manchetes em jornais pelo mundo. O motivo foi sua forma questionável de se expressar. Em agosto de 2007, na "Exposição nº1" em Manágua, na Nicarágua, Habacuc amarrou um cão faminto e doente como personagem principal de sua obra, o animal acabou morrendo de inanição.



Segundo Habacuc a ideia era fazer uma homenagem a Natividad Canda, um nicaraguense que morreu depois de ter sido atacado por um rotweiller. Mas confessou depois que o que queria mesmo era prostestar contra a hipocrisia humana. "O importante para mim é constatar a hipocrisia alheia: um animal torna-se o centro das atenções quando o ponho num local onde toda a gente espera ver arte, mas deixa de o ser quando está na rua" justicou o suposto artista incompreendido a um jornal local de seu país.

Defensores dos direitos dos animais querem a cabeça de Habacuc e se juntaram numa petição online (http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html) para que o mesmo fosse excluído da Bienal Centroamericana Honduras 2008, exatamente 2755438 assinaturas foram coletadas repudiando o trabalho de Vargas.

As supostas obras de Habacuc tem causado uma certa inquietação mesmo para quem aprecia sua suposta arte.Em setembro de 2009 em Milão na Itália, ele preparou secretamente comida com suor de imigrantes e depois serviu o banquete as pessoas presentes, depois da refeição, revelou a seus convidados como fez a comida, mostrando este video:




Outros artistas também tem causado polêmicas com ideias nada convencionais de arte, Gregor Schneider um artista plástico alemão que o diga, ele está procurando um paciente terminal para participar de uma instalação na qual o doente morreria na galeria de arte. O doente passaria suas últimas horas de vida em uma galeria, no centro de uma instalação aberta ao público em um espaço fechado com acesso controlado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário